logo_novo-removebg-preview

Historial

Historial

C.K.M. – Clube de Karaté da Maia provavelmente o maior Clube de Karaté de Portugal

“C.K.M. – Clube de Karaté da Maia”, nasceu a 15 de Fevereiro de 2002, em Águas Santas, Maia. Projecto que já se constituía em esboço, vinha sendo idealizado e fomentado há algum tempo atrás. Existiam atletas, existiam quadros e pessoas de boa–vontade empenhadas em levar por diante esse projecto, pelo que finalmente tudo isso se concretizou com a fundação do Clube. Dado o nível elevado dos atletas e formadores e à capacidade estratégica e organizativa dos seus elementos, rapidamente o C.K.M. passou a ser uma referência na modalidade de Karaté em Portugal.

Após quase 10 anos da sua fundação o C.K.M., conta com uma estrutura envolvente de cerca de 500 atletas, mais de uma vintena de técnicos de diversas categorias (Monitores, Treinadores, Arbitros, Juízes, Oficiais de Mesa), todos credenciados pela F.N.K.-P. (Federação Nacional de Karaté – Portugal), com “Dojos” espalhados por todo o Concelho da Maia e Região Norte.

As actividades anuais do C.K.M., constam do seu Calendário de Actividades, e podem englobar-se na seguinte distribuição:

Participações em Competições Nacionais:

  • Provas do Calendário da Federação, em todas as Categorias, envolvendo mais de 100 atletas
  • Provas do Calendário da Associação, em todas as Categorias, envolvendo mais de 100 atletas

Participações em Competições Internacionais:

  • Provas do Calendário Internacional da F.N.K.-P. (Federação Nacional de Karate-Portugal), em Cadetes, Juniores e Seniores, respeitando a provas da W.K.F. (World Karate Federation) e E.K.F. (European Karate Federation), com pelo menos um atleta em cada Categoria.

Realização de diversas Acções de Formação:

  • Acções de Formação em Primeiros Socorros, Torneios Infantis, Arbitragem, Shiai Kumité, etc.

Participação em diversas Acções de Formação:

  • Todos os Técnicos do C.K.M., são devidamente credenciados pela F.N.K.-P., e participam frequentemente em Acções de Formação para elevação do seu nível de credenciação, assim como nas diversas Acções de reciclagem que sejam promovidas por aquela entidade.

Realização de Várias Provas Anuais destinadas exclusivamente a crianças:

  • Torneio da Juventude – Um Sucesso crescente, cada vez mais relevante de ano para ano ( Mais de 300 crianças / Mais de 20 Clubes Inscritos / Mais de 700 espectadores )
  • Torneio 25 de Abril – A Festa do Karate nacional para as Crianças. Maior prova de Karate organizada em Portugal ( Mais de 1100 atletas das quais 70% crianças / Mais de 100 Clubes Inscritos / Mais de 2000 espectadores )

Participações em Convites para Torneios Nacionais e Internacionais:

  • Torneio Internacional de Vila das Aves
  • Torneio de “Valle de Piélagos”, Santander – Espanha
  • Copa de Andorra – Andorra
  • Belvis de La Jara
  • Campeonatos Europeus e Mundiais de Goju – Ryu
  • Colaboração estratégica e organizativa de Provas da F.N.K.-P.

O C.K.M. tem colaborado com a F.N.K.-P. na realização de pelo menos uma das Provas dos Calendários quer da Federação (F.N.K.-P.) , em termos estratégicos e organizativos, sendo a sua colaboração diversas vezes elogiada.

Celebração de Protocolos com diversas instituições (Associações de Pais e Instituições de Solidariedade Social) para o ensino do Karaté:

  • Associação Juvenil de Cabeceiras de Basto
  • Escola E.B. 1 de Parada, Pedrouços, Maia
  • Escola E.B. 1 do Paço, Águas Santas, Maia
  • Infantarios da Nortecoop
  • Escola D.Manuel II – Maia

O C.K.M., conta já com um Palmares invejável, quer a nível individual dos seus diversos atletas masculinos e femininos em todas as Categorias, quer a nível de equipa. Efectivamente em cada prova e época em que o C.K.M. participa, são diversos os atletas que conquistam, em simultâneo nas diversas categorias os títulos de Campeão e Vice – Campeão Regionais e posteriormente ratificam a sua excelência nas provas Nacionais, confirmando a maioria das vezes os títulos obtidos, só que a nível Nacional.

Apesar da ainda recente experiência a nível internacional, alguns atletas do C.K.M. tem abrilhantado e deixado a sua marca em alguns Torneios Internacionais e provas de nível Europeu e Mundial, competindo de igual para igual com os nomes mais sonantes desta modalidade. Muito recentemente o atleta do C.K.M., Nuno Moreira e Ines Rodrigues, dois dos mais representativos atletas do Clube em Provas Nacionais e Internacionais, com diversos títulos de Campeão Regional e Nacional e medalhas Europeias e Mundiais em representação da selecção de Portugal, foram já indicados e nomeados melhores atletas pela Confederação do Desporto de Portugal, a aliar o seu estatuto de atletas de Alto Rendimento, estatuto este também alcançado pelos atletas Vitor Silva e Gonçalo Pinto.

O C.K.M. acarinha em particular as crianças e os mais jovens, proporcionando-lhes os meios possíveis, para que qualquer um deles possa um dia aspirar a algo mais, do que a simples prática do Karaté. Os dirigentes do C.K.M. estão de facto orgulhosos de todos os seus atletas, pois eles são o motor impulsionador deste Clube e a sua única razão de ser.

“EDUCAMOS ATRAVÉS DO DESPORTO.”

António Moreira
Shihan

Entre em contacto connosco

DEIXE-NOS A SUA MENSAGEM

FILIAÇÕES

logotipo ckm

Siga as nossas redes sociais:

CONTACTE-NOS
Morada 1:

Rua Maria Lamas, 87 Urb. Quinta do Meilão
4425-126 Águas Santas - Maia

Morada 2:

Avenida Lidador da Maia, Edf Finanças 3ºAndar Sala 8
4425-112 Águas Santas - Maia

Email:

✉ Nuno Moreira nuno.moreira@ckmaia.org
✉ António Moreira moreira.ckm@hotmail.com

Telefone:

Antonio Moreira
📞 967 012 224
Nuno Moreira
📞 913 273 536

©Copyright 2023 Clube de Karaté da Maia
Todos os direitos reservados.